Este é o canal de noticias e expressão do Feijão com Arroz.

Quinta-feira, Agosto 17, 2006

Sobre um e um pouco


Fotografolho - Verena Meneghelli


Idílio Universal

Quanto tempo sopra e a vida passa

A manipulação de fotos é como a paixão, pode ser divertido e perigoso. No fotojornalismo, temos uma linha tênue, a fotografia é muito próxima do resultado final, pois há aí um compromisso de informação, teoricamente, por isso temos uma quebra brusca quando viramos as páginas de uma revista e nos deparamos com um anúncio da AVON por exemplo. Fotos superproduzidas e com horas de pós-produção.

Eu trato e manipulo, divido... pra mim são duas coisas diferentes, quando há sobreposição de camadas, interferência de uma outra foto naquela, entrada ou saída de objetos, penso como manipulação. Não trato a manipulação como uma coisa perversa, já tratei dessa maneira, mas hoje, assim como meu olhar é tendencioso e a imparcialidade é uma palavra intangível, dá muito que na mesma. É claro, a perversão pode ser feita num contraluz malvado ou numa manipulação digital malvada.

Acho que estamos tratando de um discussão plasmática, não vejo limites entre as coisas. O que há é o tosco e o bem feito, uma manipulação bem feita passa por perfeita. O olhar, a tendência, é inerente, seja filme, Leica, Canon, digital, Cartier-Bresson ou Christopher Gilbert (meio que um pai da manipulação digital).

A verdade é só uma interpretação, mais um ponto de vista, existem tantos.

A única entidade que respeito - e por causa do conhecimento dela que vivo bem dentro do universo sem divisões - é a Ética, uma reflexão constante sobre as faculdades morais, enfim, tudo acaba passando por aqui.

Colaboração: Guilherme Meneghelli
8/17/2006 09:01:00 PM
 

2 COMENTÁRIO(S):

17 Agosto, 2006 21:13 

04 Março, 2007 21:19 

Postar um comentário

<< Voltar